A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) autorizou a cobrança eletrônica de pedágio em novos trechos do Oeste e Sudoeste do Paraná. Essa decisão inclui a implantação do sistema free flow nos municípios de Lindoeste, Ampére e Pato Branco, sob a responsabilidade da concessionária EPR Iguaçu.
Com a autorização publicada, as novas praças eletrônicas podem iniciar a cobrança após os trâmites finais operacionais. O sistema permite que os veículos trafeguem sem paradas obrigatórias, realizando a identificação por meio de pórticos equipados com câmeras e sensores que leem a placa ou a TAG eletrônica do veículo.
A ANTT também confirmou um reajuste tarifário de 10,87%, elevando a tarifa média para veículos de passeio de R$ 14,40 para R$ 16,00 nos trechos duplicados. A instalação do pedágio eletrônico na BR-163 é um tema debatido, especialmente considerando a importância da rodovia para o escoamento da produção agrícola da região, embora ainda haja trechos sem duplicação.
A EPR Iguaçu, que gerencia 660 quilômetros de rodovias, é responsável por 460 quilômetros de duplicações e outras melhorias. A ANTT garantiu fiscalização permanente e ampla divulgação sobre valores, formas de pagamento e canais de atendimento, priorizando o suporte a idosos e pessoas com deficiência.






