Kamila da Silva Santos, 18 anos, residente em Querência do Norte, município no Noroeste do Paraná a 630 km de Curitiba, conquistou uma vaga na graduação de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Sua aprovação ocorreu por meio do Aprova Paraná Universidades, utilizando a nota da Prova Paraná Mais.
Aluna do Colégio Estadual Humberto de Campos há sete anos, Kamila enfrenta diariamente uma viagem de mais de duas horas para chegar ao colégio. Isso porque ela mora na zona rural, em uma comunidade às margens do rio Paraná, cerca de 30 km distante da escola. O apoio da rede pública e de familiares foi fundamental para sua trajetória.
Filha de trabalhadores rurais, Kamila defende que o ensino público, mesmo com limitações, foi decisivo para sua formação. Ela destaca o papel dos professores e da infraestrutura escolar, além do incentivo de pais e colaboradores como o motorista do transporte escolar e funcionários da instituição para manter sua dedicação aos estudos.
O Aprova Paraná reservou 20% das vagas para estudantes de escolas públicas e ofereceu 3.757 oportunidades em 440 cursos superiores. Kamila agora aguarda as etapas finais para efetivar a matrícula e se preparar para o desafio da vida universitária, enquanto refletem sobre como poderá contribuir para transformar realidades como a sua.






