Bernardo Vinício Manfredini, um garoto de 12 anos de São Pedro da Aldeia, foi aprovado em licenciatura em matemática na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ele, que é aluno do 8º ano, prestou vestibular como treineiro para testar seus conhecimentos e entender o processo, surpreendendo-se com a nota de corte, que ficou cerca de 20 pontos acima do esperado.
O jovem já participou de mais de cem competições e conquistou cerca de 80 medalhas, em sua maioria em matemática, mas também em química, astronomia, física e nanotecnologia. Entre as medalhas mais destacadas estão as da OBM, Omerj e OBMEP, além de premiações internacionais. Ele comentou que as licenciaturas costumam ser cursos menos concorridos, mas a média de corte deste ano foi uma surpresa.
A mãe de Bernardo, Luzia Manfredini, o incentivou a prestar o vestibular como uma experiência. Ela contou que explicou ao filho que poderia até entregar a prova em branco, mas ele se dedicou e ficou mais de duas horas tentando resolver as questões, especialmente a redação, que era seu maior medo.
Identificado com altas habilidades desde os 4 anos, Bernardo equilibra seus estudos com atividades de lazer, como videogame e passeios de bicicleta. Ele aspira a cursar engenharia da computação e sonha em ingressar no ITA ou IME, acreditando que a inteligência artificial pode ajudar a impulsionar carreiras quando utilizada de forma adequada.






