Jayme Rodrigues de Carvalho, um fervoroso torcedor do Flamengo, foi o responsável por liderar a primeira Torcida Organizada do Brasil. Nascido na Bahia e residente no Rio de Janeiro, Carvalho formou um grupo que revolucionou a forma de torcer em estádios ao introduzir camisas, faixas e bandeiras. Além disso, ele também foi pioneiro ao sugerir que músicas fossem cantadas nas arquibancadas durante as partidas. Essas canções, entretanto, eram frequentemente vistas de forma pejorativa por intelectuais, que as chamavam de "charangas". Em 24 de junho de 1950, antes do início da Copa do Mundo, a "charanga do Jayme" já era famosa no Rio de Janeiro, o que levou ao convite para que ele chefiase a "Torcida Organizada do Brasil no Campeonato do Mundo".
A iniciativa de organizar a torcida para apoiar a seleção brasileira Na Copa contou com o suporte da "Dragão dos Tecidos", uma loja que forneceu camisas nas cores verde e amarelo, visando evocar um sentimento patriótico entre os torcedores. O técnico da seleção, Flávio Costa, elogiou a ideia e destacou a importância da formação da Torcida Organizada, afirmando que o grupo liderado por Carvalho poderia ajudar a disciplinar os espectadores que, segundo ele, muitas vezes assistiam aos jogos como críticos, em vez de torcedores.
Flávio Costa também expressou preocupação com a hostilidade de alguns torcedores durante os treinos, que, segundo ele, prejudicavam a preparação dos jogadores. O técnico mencionou que a atuação da "Dragão dos Tecidos" seria benéfica, não apenas pela contribuição das cores ao espetáculo, mas também pelo incentivo que o grupo de torcedores poderia proporcionar à equipe.
Uma das marcações mais memoráveis dessa nova forma de torcer ocorreu durante a goleada do Brasil sobre a Espanha, quando a música "Touradas em Madrid" ressoou nas arquibancadas do Maracanã, contribuindo para a atmosfera festiva do jogo, que terminou em 6 a 1. A "Revista do Rádio" destacou a participação de Carvalho e Lisandro Amaral na apresentação das camisas que se tornaram o uniforme da torcida, disponíveis para compra a preço de custo na loja.
Entretanto, a festa que a Torcida Organizada proporcionou não se repetiu na partida seguinte, em que o Brasil enfrentou o Uruguai em 16 de julho de 1950, em um jogo que ficou marcado por uma amarga derrota.





