Luto no Jornalismo: Morre Marcelo Beraba, Fundador da Abraji e Defensor da Liberdade de Imprensa

Luto no Jornalismo: Morre Marcelo Beraba, Fundador da Abraji e Defensor da Liberdade de Imprensa

O jornalismo brasileiro perdeu nesta segunda-feira (28) Marcelo Beraba, aos 74 anos, no Rio de Janeiro. Beraba, figura influente em redações de jornais importantes do Rio, São Paulo e Brasília ao longo de mais de 50 anos, deixa um legado imensurável na profissão. Sua trajetória foi marcada pela defesa incansável da liberdade de imprensa e pelo fomento ao jornalismo investigativo.

Em março deste ano, Beraba foi diagnosticado com câncer no cérebro e, apesar de ter passado por uma cirurgia no Hospital Copa D’Or, não resistiu às complicações da doença. Ele deixa a esposa, Elvira, duas filhas, dois enteados e três netos. O velório será realizado nesta quarta-feira (30), no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.

A maior contribuição de Beraba para o jornalismo brasileiro foi a idealização e fundação da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A entidade se tornou um marco na defesa da liberdade de imprensa e na promoção do jornalismo investigativo, organizando os maiores congressos do gênero no hemisfério sul. Como destacou Rosental Calmon Alves, diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, “Sem Beraba não haveria Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo”.

Nascido no Rio de Janeiro em 29 de abril de 1951, Marcelo Beraba teve uma trajetória singular. Após estudar no Colégio Santo Inácio e passar um período em um seminário, ingressou na Escola de Comunicação da UFRJ, onde se destacou. Ainda antes de iniciar seus estudos na faculdade, conseguiu seu primeiro emprego como estagiário no jornal *O Globo*, iniciando uma carreira brilhante.

Beraba construiu uma reputação de referência ética e profissional, passando por grandes redações como *Folha de S.Paulo*, *Jornal do Brasil*, *TV Globo* e *O Estado de S.Paulo*. Em 2002, após o assassinato do jornalista Tim Lopes, liderou a iniciativa de criar a Abraji, ferramenta essencial para a defesa da liberdade de imprensa e a formação de jornalistas investigativos, consolidando seu legado como um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *