Criadouro Ilegal de Ouriços e Tartarugas Desmantelado no Paraná

Criadouro Ilegal de Ouriços e Tartarugas Desmantelado no Paraná

O Instituto Água e Terra (IAT) resgatou cinco ouriços-pigmeus-africanos e duas tartarugas-tigre-d’água mantidos em cativeiro irregular em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná. A operação, realizada no início desta semana, expôs a criação ilegal dos animais, que eram mantidos em condições inadequadas. O proprietário possuía autorização apenas para a criação de aves silvestres, infringindo a legislação ambiental.

Após o resgate, os animais foram encaminhados ao Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Palotina, para avaliação e tratamento. Os ouriços apresentavam problemas de pele, como sarna, indicando as condições precárias em que viviam. A próxima etapa envolve a castração dos animais, visando o controle populacional e o bem-estar dos espécimes resgatados.

De acordo com o gestor ambiental do IAT, o futuro dos animais está sendo cuidadosamente planejado. “Eles vão para mantenedouro legalizados ou zoológicos para que desenvolvam ações voltadas à conservação da espécie”, afirmou o gestor, ressaltando a importância de garantir um ambiente seguro e adequado para a reabilitação e preservação dos ouriços e tartarugas.

O IAT reforça a importância da colaboração da população para combater crimes ambientais. Cidadãos que presenciarem animais machucados, vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, devem denunciar através da Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou da Polícia Militar do Paraná. O Disque Denúncia 181 também é um canal para fornecer informações precisas sobre a localização e as condições dos animais em situação de risco.

Fonte: http://ric.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *