Câmara pressiona Lewandowski sobre recusa em classificar PCC como organização terrorista

Câmara pressiona Lewandowski sobre recusa em classificar PCC como organização terrorista

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden) da Câmara dos Deputados, sob a presidência de Filipe Barros (PL), convocou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para prestar esclarecimentos sobre a decisão do governo Lula de não classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. A medida ocorre após um pedido do governo dos Estados Unidos nesse sentido.

A iniciativa da Creden reflete a insatisfação de alguns parlamentares com a postura do governo federal. O deputado Filipe Barros expressou forte discordância, afirmando que a comissão está preparando um “pacote de ações” em resposta à atuação transnacional dessas facções criminosas.

Segundo Barros, a decisão do governo é “desarrazoada”, especialmente considerando alertas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre o potencial impacto da atuação internacional desses grupos nas relações diplomáticas do Brasil com países vizinhos. Essa preocupação com a segurança regional motiva a pressão do parlamento.

A Câmara também aprovou a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para discutir a posição do Brasil em relação à situação dos opositores do governo Nicolás Maduro na Venezuela. As convocações evidenciam o papel fiscalizador do legislativo em questões de política externa e segurança nacional.

Fonte: http://agoranoticiasbrasil.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *