Alep debate riscos do metanol e presta homenagens a categorias e entidades

Os riscos à saúde pública e o combate à adulteração de bebidas com metanol ganham destaque na Assembleia Legislativa do Paraná na próxima semana. O tema, de notoriedade nacional, será debatido em uma audiência pública com o objetivo de buscar ações concretas para intensificar a fiscalização, ampliar a conscientização da população e reforçar a punição a quem pratica fraudes. Além da discussão, marcada para as 10 horas de quarta-feira (15), no Plenarinho, a agenda conta com uma série de homenagens a entidades e categorias que receberão o reconhecimento do Parlamento pela contribuição à educação, saúde, comunicação, fé e meio ambiente.
As solenidades começam na segunda-feira (13), com a celebração do Dia do Professor. A sessão solene é organizada pelo deputado Ney Leprevost (UB) e reunirá diversos docentes, às 18 horas, no Plenário, em alusão à data comemorada no dia 15.
Na terça-feira (14), serão comemorados os 80 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná. A iniciativa é do deputado Goura (PDT), cujo pai, Jaques Brand, é poeta e jornalista. Haverá a entrega de menções honrosas a representantes da história do sindicato, fundado em Curitiba no dia 12 de outubro de 1945 por jornalistas paranaenses que buscavam formas de se organizar para reivindicar melhores condições de trabalho. A cerimônia ocorre às 9 horas, no Plenário.
Às 10h30, o deputado Fabio Oliveira (Pode) fará uma homenagem à Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança (APES). Fundada em 14 de outubro de 1974, a associação atua na capacitação e atualização profissional, promovendo cursos, eventos, seminários, congressos e conferências voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao bem-estar dos trabalhadores. O evento será no Salão Nobre.
Para fechar o dia, às 19 horas, o Plenário da Casa receberá a sessão solene em comemoração ao Dia do Médico, celebrado anualmente em 18 de outubro. Profissionais de diversas especialidades receberão menções honrosas pela contribuição à saúde, ao bem-estar, ao cuidado e à qualidade de vida em todas as fases da vida dos cidadãos paranaenses. A proposição é do coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, deputado Ney Leprevost, e do deputado Alexandre Curi (PSD).
Na quinta-feira (16), o deputado Evandro Araújo (PSD) preside uma sessão solene em homenagem à Comunidade Católica Shalom. Presente em dezenas de países, a entidade contribui com a ação evangelizadora da Igreja nos mais diversos segmentos da sociedade. A homenagem está marcada para as 19 horas, no Plenário.
Uma sessão solene promovida pelo deputado Samuel Dantas (SD) vai celebrar os 61 anos do ASEZ WAO. O grupo internacional de jovens voluntários busca promover a sustentabilidade e o bem-estar do planeta e da humanidade por meio de ações locais e globais, como atividades de proteção ambiental, seminários e projetos de conscientização e mudança de atitudes. A entidade faz parte da ASEZ (Action for Saving the Earth from A to Z, ou Salvemos a Terra de A até Z, em tradução livre). Fundada na Coreia do Sul em 1964 pelo pastor Ahn Sahng-hong, a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial possui atualmente uma rede global com mais de 7 mil igrejas em 175 países. A celebração será na sexta-feira (17), no Plenário, às 9h30.
Escola do Legislativo
Uma oficina técnica na quinta-feira (17) vai orientar, capacitar e atualizar profissionais, gestores e instituições sobre os processos que envolvem o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD). A iniciativa foca na compreensão dos instrumentos normativos e das boas práticas de gestão, além de incentivar a elaboração de projetos mais consistentes e impactantes, fortalecendo a capacidade institucional e ampliando o acesso a recursos que podem transformar realidades e salvar vidas. O evento será no Plenário, às 9 horas.
E, na sexta-feira, às 9 horas, no Plenarinho, haverá a palestra “Dicionário de Direito Parlamentar Brasileiro”, com o professor e advogado do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rodrigo Luís Kanayama. A obra, fruto de um esforço coletivo de juristas e pesquisadores, busca tornar mais acessíveis os conceitos e procedimentos que estruturam o funcionamento do Parlamento brasileiro.
Sessão plenária
A sessão plenária da próxima segunda-feira contará com 16 itens em pauta. Em primeiro turno será votado o projeto de lei 270/2025, de autoria dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Marcelo Rangel (PSD), que torna obrigatória a divulgação do serviço oferecido pelo Cejusc Endividados, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). O texto altera a Consolidação das Leis de Defesa do Consumidor do Paraná (Lei nº 22.130/2024).
O projeto de lei complementar 9/2025, também em primeiro turno, altera dispositivos da Lei Complementar nº 136/2011, que estabelece a Lei Orgânica da Defensoria Pública do Paraná. O objetivo é adequar a norma à recente reforma administrativa e incluir a Coordenadoria Especializada de Defesa dos Direitos das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEDEM), órgão auxiliar vinculado ao Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM) da instituição. A proposta também altera a composição da Corregedoria-Geral da Defensoria Pública e insere a previsão do Termo de Ajustamento de Conduta para membros do quadro da Defensoria, nos casos de infração disciplinar de menor potencial ofensivo.
O projeto de lei 101/2025, da deputada Luciana Rafagnin (PT), institui o Roteiro Turístico Jornada de Fé do Sudoeste no Estado do Paraná. Já o projeto de lei 364/2025, dos deputados Ricardo Arruda (PL) e Adão Litro (PSD), revoga dispositivo da Lei nº 21.327/2022, que instituiu o Programa Colégios Cívico-Militares (CCMs) no Paraná. A proposta elimina a vedação à implantação de CCMs em unidades escolares que ofertam o modelo de ensino em tempo integral.
Do Poder Executivo, o projeto 773/2025 altera a Lei nº 17.959/2014, que autoriza o Governo a instituir a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), enquanto o 833/2025 modifica a Lei nº 17.830/2013, que trata da doação de um imóvel ao município da Lapa, destinado à instalação de um centro municipal de educação infantil.
Em segundo turno, volta à pauta o projeto de lei 493/2023, do deputado Tito Barichello (UB), que institui a Rota Turística Moto Pioneira do Paraná. Também será apreciado o projeto de lei 400/2025, dos deputados Evandro Araújo (PSD), Delegado Jacovós (PL) e Soldado Adriano José (PP), que altera o artigo 1º, inciso XLII, item 1, da Lei nº 4.245/1960, redefinindo os limites entre Paiçandu e Maringá. A proposta adota marcos geográficos mais adequados, respeitando a conformação dos lotes e da malha urbana existente, garantindo maior segurança jurídica e uma gestão pública mais eficiente na região afetada pelo processo de conurbação.
Em redação final estão o projeto de lei 70/2025, dos deputados Reichembach (PSD) e Luiz Claudio Romanelli (PSD), que reconhece a gincana dos produtores de Querência do Norte como a mais antiga gincana de agricultores do Paraná, e duas proposições que concedem o título de utilidade pública: o projeto da deputada Cloara Pinheiro (PSD), que reconhece o Instituto Guerreiros de Arte – Reabilitação, de Curitiba (PL 556/2025), e o do deputado Moacyr Fadel (PSD), que concede o título à Associação Bandeirantense do Agronegócio Rural e Exposição (Abarex), de Bandeirantes (PL 635/2025).
Transmissão
A sessão plenária da próxima segunda-feira (13), terá transmissão ao vivo pela TV Assembleia, a partir das 14h30, por meio do canal 10.2, em TV aberta, e no canal 16, da Claro/NET.
Leia também notícias que bombam no Jornal Paraná, parceiro do Blog do Tupan:
Coritiba busca encaminhar volta a Série A
Empate garante o Londrina na Série B em 2026
Vereador é preso por fazer medicamentos clandestinos
Eduardo Pimentel comanda audiência pública do Plano Diretor
Grêmio de Maringá perde 13 pontos na Terceirona
Dor de cotovelo leva mulher a incendiar casa da ex
Polícia derruba rede de pornografia infantil
Confronto em Cascavel termina com dois mortos
Matador sai das ruas e vai para trás das grades
Dia das Crianças terá novas tempestades no Paraná
Horóscopo de 11 de outubro de 2025
Óbitos de Curitiba em dez de outubro de 2025
Leia outras notícias quentes de política do Blog do Tupan:
Guto Silva afirma em entrevista de rádio que é pré-candidato ao governo
Pedro Lupion deu o primeiro passo para sair do Progressistas
Projeto permite coleta do pinhão em áreas de reserva legal
Alexandre Curi se mobiliza na Região Centro-Sul do Paraná
Peregrinação na Secretaria das Cidades
Enio Verri pode trocar o governo pelo Senado em 2026
Rafael Greca está com medo de ir para o PSB?
Caso chapa de Sidnei Toaldo seja cassada Bruno Secco não perderá a cadeira
Programação do Mês das Crianças movimenta os espaços culturais
Fonte:Blog do Tupan