Líderes do Comando Vermelho são transferidos para presídio federal no Paraná

Líderes do Comando Vermelho são transferidos para presídio federal no Paraná

Dois dos principais líderes do Comando Vermelho (CV) foram transferidos, na manhã deste sábado (26), para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no interior do Paraná. A operação foi conduzida sob forte esquema de segurança e marcou mais uma ação de isolamento de chefes do crime organizado fora do Rio de Janeiro.

Os criminosos Luiz Cláudio Machado, conhecido como “Marreta”, e Aleksandro Rocha da Silva, o “Sam do Caicó”, estavam custodiados em celas isoladas no presídio de segurança máxima Bangu 1, na capital fluminense. Ambos são considerados de alta periculosidade e têm histórico de liderança dentro da facção.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) coordenou a transferência, que teve início no Aeroporto Santos Dumont, com apoio de forças policiais especializadas. O transporte foi realizado de forma sigilosa e com rigorosos protocolos de segurança.

Ao chegarem ao Paraná, os detentos foram recebidos e escoltados pela Polícia Penal Federal, responsável pela custódia e encaminhamento seguro dos dois à unidade federal de Catanduvas, considerada uma das prisões mais seguras do país.

De acordo com informações da Seap, “Marreta” cumpre pena total de 133 anos e 4 meses, pelos crimes de roubo agravado, associação criminosa, sequestro e outros delitos graves. Já “Sam do Caicó” foi condenado a 147 anos e 3 meses de prisão, por homicídio qualificado, ocultação de cadáver, associação para o tráfico e roubo qualificado.

A transferência faz parte da estratégia das autoridades de enfraquecer a comunicação e o comando das facções criminosas dentro dos presídios estaduais, medida que vem sendo ampliada nos últimos anos para conter a atuação do crime organizado.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *