Alerta na Conta de Luz: Bandeira Vermelha Continua em Outubro, Mas com Alívio no Bolso

Alerta na Conta de Luz: Bandeira Vermelha Continua em Outubro, Mas com Alívio no Bolso

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira vermelha patamar 1 estará em vigor no mês de outubro, impactando as contas de luz dos brasileiros. A medida, que entrará em vigor a partir de 1º de outubro, adiciona R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.

Embora a bandeira vermelha continue acionada, há um alívio em relação aos meses de agosto e setembro, quando vigorou o patamar 2, que implicava um custo maior. Essa mudança representa uma redução no valor adicional cobrado, mas ainda exige atenção dos consumidores.

A decisão da Aneel reflete a persistência de volumes de chuva abaixo da média, o que impacta negativamente os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Essa situação leva ao acionamento de usinas termelétricas, que possuem custos de geração mais elevados, justificando a manutenção da bandeira vermelha.

“É importante ressaltar que a fonte solar da geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro. Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, declarou a Aneel em nota, explicando a necessidade de complementar a energia solar com outras fontes.

Desde fevereiro, as expectativas de chuva têm se deteriorado, influenciando o acionamento das bandeiras tarifárias mais caras. Além do risco hidrológico (GSF), o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) também exerce pressão sobre os custos da energia, refletindo no bolso do consumidor.

Fonte: http://ric.com.br

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *