Crescimento nas vendas de bares e restaurantes em agosto

Setor apresenta alta de 2,2% em agosto em comparação a julho

As vendas de bares e restaurantes cresceram 2,2% em agosto em relação a julho, conforme pesquisa da Stone e Abrasel.
As vendas no setor de bares e restaurantes cresceram 2,2% em agosto ante julho, de acordo com dados do Índice Abrasel-Stone, relatório mensal divulgado pela Stone em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Segundo Guilherme Freitas, economista e pesquisador da Stone, o crescimento confirma uma sequência positiva para o setor, mas ainda em um contexto de desafios. Ele destaca que, apesar da melhora no mercado de trabalho e da queda no desemprego, o endividamento elevado das famílias e a inflação de alimentação fora do domicílio ainda limitam o poder de compra dos consumidores.
Desempenho por estado
Na análise regional dos 24 estados contemplados pelo levantamento, dez apresentaram crescimento nas vendas do setor em agosto, na comparação anual. Os destaques foram: Maranhão (10,6%), Rio Grande do Norte (4,7%), Goiás (4,2%) e São Paulo (2,6%). Por outro lado, estados como Santa Catarina (-7,5%) e Pará (-5,7%) apresentaram quedas significativas.
Expectativas futuras
O presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, expressou otimismo em relação ao desempenho do setor nos próximos meses, mencionando a volta do horário de verão como um fator que pode beneficiar o comércio. Ele acredita que a mudança nos relógios pode aumentar o período de consumo no fim do dia, trazendo mais movimento aos bares e restaurantes.
Conclusão
Em suma, o setor de bares e restaurantes mostra sinais de recuperação, mas ainda enfrenta desafios que precisam ser superados para garantir um crescimento sustentável a longo prazo.
Notícia feita com informações do portal: www.infomoney.com.br