Entenda o funcionamento da IA multimodal

Entenda o funcionamento da IA multimodal

Tecnologia que processa diferentes tipos de dados simultaneamente

Entenda o funcionamento da IA multimodal
Foto: Unsplash/Growtika

A IA multimodal processa diferentes tipos de dados, como texto e imagens, para responder de forma mais natural.

A IA multimodal, uma tecnologia que processa diferentes tipos de dados simultaneamente, como texto, imagens, áudio e vídeo, permite uma compreensão mais rica das situações. Essa abordagem possibilita que a IA responda de forma mais natural durante as interações. Entre as principais IAs multimodais estão Gemini, ChatGPT e Claude.

Como funciona a IA multimodal?

A Inteligência Artificial multimodal utiliza e entende diversos tipos de dados para criar, analisar e responder a informações de forma completa. Ela recebe dados como texto, imagens e sons, processando cada um separadamente para identificar informações relevantes. Depois, essas informações são unidas para gerar respostas mais coerentes e contextuais.

Diferença entre IA generativa e IA multimodal

A IA generativa abrange todas as inteligências artificiais que têm a capacidade de criar novos conteúdos. Por outro lado, a IA multimodal é caracterizada pela habilidade de entender e processar diferentes tipos de dados simultaneamente. Assim, uma IA generativa pode ser classificada como unimodal ou multimodal, dependendo de quantas modalidades ela consegue processar.

Tendências futuras

O Gartner prevê que, em 2027, cerca de 40% das soluções de IA generativa serão multimodais, indicando um aumento na capacidade desses modelos de integrar diferentes tipos de dados. Atualmente, muitos modelos ainda lidam com apenas duas ou três modalidades, mas essa tendência deve crescer nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *