Prazo para emissão de multas: direitos do motorista

Prazo para emissão de multas: direitos do motorista

Entenda os prazos e como recorrer às penalidades

Prazo para emissão de multas: direitos do motorista
Foto: Szabolcs Antal — Foto: Szabolcs Antal/Unsplash

Saiba quais são os prazos para a emissão de multas e como recorrer. O órgão responsável tem até 30 dias para notificar o motorista.

Prazo para emissão de multas

As multas aplicadas por radares não são apresentadas nem enviadas ao motorista no momento da infração. Isso também vale para outros tipos de autuação, seja em rodovias ou vias urbanas. Por esse motivo, existe um prazo para que o órgão responsável emita a penalidade ao condutor.

Prazos e direitos do motorista

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o órgão autuador tem até 30 dias corridos para emitir a notificação ao infrator. Caso esse prazo não seja respeitado, a multa pode ser cancelada. Ou seja, se o órgão autuador não emitir a notificação dentro do prazo legal de 30 dias, o motorista pode recorrer para anular a multa.
É importante entender a diferença entre emitir e comunicar a multa. O órgão deve emitir o auto de infração dentro dos primeiros 30 dias após a ocorrência, mas o envio ao infrator pode ultrapassar esse prazo. Isso ocorre porque o tempo de comunicação depende de serviços postais, de outros órgãos ou do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

Apresentação de defesa

A legislação garante ao motorista o direito de apresentar sua defesa. O autuado tem 30 dias corridos para encaminhar a Defesa Prévia. Se esse prazo expirar, ainda é possível apresentar um Recurso Administrativo, que será analisado por uma Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *