Centrão busca nova chance para voto secreto na PEC da Blindagem

Proposta de Emenda à Constituição é alvo de nova votação após derrota

Após derrota em votação na Câmara, Centrão tenta reincluir voto secreto na PEC da Blindagem.
Em 17 de setembro de 2025, o Centrão tenta reincluir o voto secreto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, após uma derrota pontual na votação da terça-feira (16). O deputado Cláudio Cajado (PP-BA), relator da proposta, afirmou que a votação não refletiu o espírito do plenário e que a falta de quórum prejudicou a decisão.
Votação e repercussão
O Novo pediu uma votação separada para retirar o trecho que tratava do voto secreto, obtendo 296 votos a favor, enquanto eram necessários 308 para manter a redação. Cajado comentou que a votação ocorreu na madrugada e que muitos deputados já haviam saído, prejudicando o quórum.
Alterações na agenda da Câmara
O planejamento para uma nova votação alterou a agenda da Câmara, que estava prevista para começar à tarde, mas foi antecipada para a manhã. A Câmara também precisa votar rapidamente a Medida Provisória do setor elétrico, que está prestes a caducar. Essa MP visa baratear as contas de luz e precisa ser aprovada pelo Senado para não perder a validade.
Anistia aos atos golpistas
Por conta do rearranjo na agenda, a reunião de líderes para discutir a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de Janeiro foi transferida para a tarde. A expectativa de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) era que a urgência para a tramitação do projeto fosse votada nesta quarta-feira. Até o momento, o projeto não está na pauta da Câmara.
Notícia feita com informações do portal: jovempan.com.br