Acordo entre EUA e China para controle do TikTok

Acordo entre EUA e China para controle do TikTok

Entendimento marca um novo capítulo nas relações comerciais entre os países

Acordo entre EUA e China para controle do TikTok
Foto: Jonathan Ferreira

Estados Unidos e China firmaram um acordo para que o TikTok passe a ser controlado por americanos, segundo o secretário do Tesouro dos EUA.

Na segunda-feira (15), Estados Unidos e China firmaram um acordo histórico para que o TikTok, pertencente à ByteDance, passe a ser controlado por americanos. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, anunciou o entendimento em Madri, onde as negociações ocorreram. “Não vamos falar dos termos comerciais do acordo, mas os termos foram acordados”, declarou Bessent. O presidente Donald Trump e Xi Jinping discutirão os detalhes finais na sexta-feira (19).

Contexto do acordo

Esse acordo surge em meio a uma pressão crescente dos EUA para que o TikTok seja vendido, argumentando que a plataforma representa uma ameaça à segurança nacional. Uma lei federal exigia a venda ou proibição do aplicativo, com um prazo que vence em 17 de setembro. Trump, no entanto, suspendeu essa proibição e estendeu o prazo por mais 90 dias, criando um espaço para que negociações como esta acontecessem.

Tensão nas relações comerciais

Apesar do acordo sobre o TikTok, as tensões entre EUA e China continuam altas. Pequim anunciou uma investigação sobre a Nvidia por violação de leis antimonopólio, enquanto Washington impõe restrições à exportação de chips para o país asiático. Nos últimos meses, ambos os lados impuseram tarifas que chegaram a três dígitos, mas um entendimento recente reduziu temporariamente essas tarifas para 30% nos EUA e 10% na China. O Ministério do Comércio chinês pediu um diálogo respeitoso para resolver as preocupações mútuas, com a esperança de estabelecer bases para uma cúpula entre os líderes antes do final do ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *