Agradecimento do Itamaraty à Argentina pela identificação de pianista

Reconhecimento pela identificação de Francisco Tenório Cerqueira Júnior

Itamaraty reconhece trabalho da Argentina na identificação de pianista desaparecido há quase 50 anos.
Cidade de Brasília, 14 de setembro de 2025 — O Itamaraty reconheceu publicamente, neste domingo (14/9), o trabalho do governo argentino na identificação do corpo do pianista brasileiro Francisco Tenório Cerqueira Júnior pela Equipe Argentina de Antropologia Forense (EAAF). O músico desapareceu em 18 de março de 1976, em Buenos Aires, justamente quando estava na cidade para acompanhar a banda de Vinícius de Moraes e Toquinho.
Contexto do desaparecimento
De acordo com informações, o desaparecimento de Tenório Júnior ocorreu poucos dias antes do golpe militar que depôs a presidente Isabelita Perón. No último sábado (13/9), o governo argentino anunciou a identificação do corpo do pianista. Embora as impressões digitais tenham sido a base para a confirmação da identidade, o corpo não foi recuperado e está enterrado no cemitério de Benavídez.
Processo de identificação
Após o desaparecimento, dias depois, um corpo foi encontrado em um terreno baldio na Rua Belgrano, no bairro Tigre. Isso deu início a um processo de identificação que envolveu a coleta de impressões digitais e uma autópsia. Contudo, o corpo foi enterrado como “não identificado”. Anos depois, as investigações da Procuradoria de Crimes Contra a Humanidade buscaram esclarecer os destinos de desaparecidos durante a ditadura, levando à comparação das impressões digitais do dossiê de 1976 com as de Tenório Júnior.
Notificação à família
A identidade do pianista foi finalmente confirmada e a família no Brasil foi notificada pela Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) e pelo procurador Ivan Marx. Em 2013, a Comissão Nacional da Verdade no Brasil iniciou esforços para localizar o corpo do músico, a pedido de sua família, que inclui sua esposa Carmen Cerqueira e seus quatro filhos.
Notícia feita com informações do portal: www.metropoles.com