Somente em setembro, mutirões e ações integradas de regularização estão sendo realizados ou previstos em dez municípios do Paraná –
A retirada de cabos obsoletos e materiais inservíveis da rede aérea de telecomunicações alcançou mais de 120 toneladas no Paraná em 2026. O trabalho, coordenado pela Copel em parceria com prefeituras e empresas de telefonia e internet, busca aumentar a segurança da população e melhorar a organização da infraestrutura urbana. A iniciativa também envolve Ponta Grossa, que está entre os municípios paranaenses que podem ser beneficiados pela regularização das estruturas compartilhadas.
A força-tarefa é permanente e tem como objetivo adequar os cabos instalados nos postes utilizados pelos setores de energia elétrica e telecomunicações. A Copel é responsável pela fiscalização das estruturas e pela notificação das empresas quando são identificados fios instalados de maneira irregular. A manutenção e a adequação dos cabos de internet e telefonia são responsabilidades das próprias empresas de telecomunicações.
Segundo o gerente de Compartilhamento de Estruturas da Copel, Rafael Buckoski Gonçalves, o trabalho ocorre de forma contínua e depende da atuação conjunta entre a companhia, o poder público e as operadoras. “É bastante ação, bastante movimentação, sempre pensando em uma rede mais segura para todos. O valor principal da Copel é a segurança para todos”, afirma.
Somente em setembro, mutirões e ações integradas de regularização estão sendo realizados ou previstos em dez municípios do Paraná: Londrina, São José dos Pinhais, Umuarama, Cianorte, Almirante Tamandaré, Ibiporã, Ivaiporã, Cornélio Procópio, Medianeira e Piraquara. Outras cidades também mantêm programas permanentes de acompanhamento e retirada de materiais.
Os resultados de 2026 já superam as expectativas iniciais da Copel. A previsão era retirar 150 toneladas de materiais ao longo do ano, mas a companhia avalia que a marca pode ser alcançada ainda em outubro. Mantido o ritmo das ações, a estimativa é chegar a 200 toneladas até o fim do ano.
Para Ponta Grossa, a regularização da rede aérea representa uma medida importante de segurança para motoristas, pedestres e trabalhadores que circulam ou atuam próximos aos postes. A presença de cabos soltos, baixos ou sem utilização pode comprometer a organização da infraestrutura urbana e aumentar os riscos no entorno da rede.
ALERTA
A Copel reforça que situações de risco, incluindo fios soltos ou instalados em condições inadequadas, devem ser comunicadas pelo telefone 0800 51 00 116. A orientação é para que a população não toque em cabos caídos ou baixos. As ações seguem as regras estabelecidas pelas resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regulamentam o compartilhamento de postes entre os setores de energia e telecomunicações.
Fonte:A Rede PG





