O Paraná terá aumento do risco de tempestades a partir desta sexta-feira, dia 11 de setembro, com possibilidade de chuva intensa, raios, granizo e rajadas fortes de vento em várias regiões do Estado.
Segundo o Boletim de Gestão de Riscos do Simepar, elaborado em conjunto com a Defesa Civil, a mudança no tempo está relacionada à intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, associado ao transporte de calor e umidade pelos ventos de Noroeste.
O cenário deve se agravar com a formação de um ciclone extratropical vindo do Rio Grande do Sul e o avanço de uma frente fria pelo Sul do país podem favorecer tempestades severas no Paraná. As rajadas podem superar 60 km/h em diferentes pontos do Estado.
O risco muito alto para temporais estará concentrado na sexta-feira no Oeste, Sudoeste, Campos Gerais e Centro-Sul. Nas demais regiões, a classificação será de risco alto.
Além das tempestades, os acumulados de chuva podem ser elevados. Alguns pontos do Paraná podem registrar mais de 200 milímetros até a noite de sexta-feira, aumentando a possibilidade de alagamentos, enxurradas, quedas de árvores e outros transtornos.
O Simepar e a Defesa Civil mantêm o monitoramento das condições meteorológicas e podem emitir alertas conforme a evolução dos sistemas.
Os municípios também são orientados a reforçar medidas preventivas diante da previsão de chuva intensa e temporais.
Leia outras matérias do Jornal Paraná e do parceiro Blog do Tupan
Suspeita de matar o marido volta a prisão aos 75 anos
PCC mantinha retiro em Curitiba para foragidos
Preços salgados nos mercados impulsionam cursos de hortas em casa
Chuva volta ao Paraná após onda de frio e Curitiba entra em alerta para tempestades
Os benefícios da atividade física para a saúde da cabeça
Como limpar tênis branco sem danificar
Com que frequência deve limpar o GPU?
Sandro Alex pretende ampliar atendimento aos idosos
Horóscopo de nove de setembro de 2026
Horóscopo Chinês de nove de setembro de 2026
Óbitos de Curitiba de oito de setembro de 2026
Alexandre Curi coloca proteção às mulheres entre prioridades para o Senado
Rafael Greca recebe alta, mas voltará às ruas?
Quem serão os deputados estaduais mais votados de Maringá?
Fonte:Paraná Jornal





