O Paraná deve enfrentar um setembro marcado pela alternância entre períodos de chuva, calor e quedas de temperatura. A passagem de frentes frias e a atuação de áreas de baixa pressão devem aumentar a instabilidade atmosférica no Estado, com possibilidade de temporais e volumes elevados de precipitação, principalmente na primeira quinzena.
O cenário também sofre influência das condições do Oceano Pacífico, que podem alterar a distribuição das chuvas no Sul do Brasil. O La Niña, associado ao resfriamento das águas do Pacífico Equatorial, tende a favorecer mudanças no padrão climático da região e pode contribuir para períodos de maior instabilidade no Paraná durante a primavera.
A combinação de calor e umidade deve aumentar a ocorrência de pancadas de chuva, especialmente a partir da segunda metade do mês, quando a primavera começa. As precipitações podem aparecer de forma irregular, alternando momentos de tempo firme com episódios de chuva forte em curto intervalo de tempo. A presença de frentes frias também deve provocar mudanças rápidas nas condições do tempo.
Essa dinâmica deve fazer com que os termômetros oscilem bastante ao longo do mês. Dias de temperaturas mais baixas podem ser seguidos por períodos de calor e abafamento, característica comum da transição entre o inverno e a primavera. Nas regiões mais frias do Estado, ainda existe possibilidade de episódios pontuais de geada no início de setembro.
Historicamente, setembro já registra aumento dos volumes de chuva em comparação com agosto. A maior disponibilidade de umidade favorece a formação de áreas de instabilidade e eleva o risco de temporais, principalmente quando o ar quente encontra sistemas frontais ou áreas de baixa pressão.
No Paraná, a média mensal de chuva na Região Metropolitana de Curitiba, no Norte Pioneiro e nos Campos Gerais fica entre 100 e 125 milímetros. No Oeste, Noroeste, Centro e Litoral, os acumulados históricos variam de 125 a 150 milímetros. Nas regiões Sul e Sudoeste e em Faxinal, os volumes médios podem chegar a 150 a 175 milímetros.
As temperaturas também apresentam diferenças importantes entre as regiões. Curitiba está entre as áreas mais frias do Estado durante setembro, com médias históricas entre 12°C e 14°C. Na Região Metropolitana, as máximas costumam variar de 20°C a 22°C, enquanto as mínimas ficam entre 10°C e 14°C.
Na capital, a previsão climática para setembro aponta para um mês de bastante oscilação. A tendência é de manhãs ainda frias em alguns períodos, seguidas por tardes mais amenas ou quentes. A passagem de frentes frias poderá provocar quedas bruscas nas temperaturas, enquanto os intervalos entre os sistemas devem favorecer dias de maior aquecimento.
No extremo Noroeste e na região de Jacarezinho, as máximas históricas ficam entre 28°C e 30°C. No Norte, variam de 26°C a 28°C. Campos Gerais, região Central e parte do Oeste costumam registrar máximas de 24°C a 26°C, enquanto Litoral, Centro-Sul e Sudoeste apresentam valores entre 22°C e 24°C.
Com a aproximação da primavera, a tendência é de aumento gradual das temperaturas e da frequência das pancadas de chuva. Para o Paraná, setembro deve ser um mês de mudanças rápidas no tempo, com chuva mais presente, possibilidade de temporais e grandes diferenças entre as temperaturas registradas ao longo de poucos dias.
Leia outras matérias do Jornal Paraná e do parceiro Blog do Tupan
PT segura fundo eleitoral para candidatos a deputado estadual
PT do Paraná tem seis candidatos recebendo entre R$ 2,3 milhões e R$ 1 milhão do fundo eleitoral
Um dos excluídos do PT é presidente da CUT Paraná
Renato Freitas deve estar arrependido de não ter ido para o PCdoB
Curitiba entrega apartamentos para famílias que viviam em ocupações irregulares
Alexandre Curi propõe novo tipo de senador em Brasília
Sandro Alex defende ampliação das políticas de sanidade animal
Sergio Moro dá nome a novo presídio de segurança máxima no Paraná
Coritiba vence mesmo com o Remo não merecendo perder
Operário empatou, mas não perdeu por detalhes
Londrina enfrenta líder Juventude em meio a jejum de oito jogos
Erros frequentes em atividade física que podem aumentar risco de lesão
Circuito Banco do Brasil de Skate 2026 agita Curitiba
Padrasto condenado por estupro vai em cana por 23 anos
Chefão do tráfico de São Mateus do Sul morre em confronto em Curitiba
Onça-parda é vista perto de residência e aumenta alerta sobre circulação de felinos no Paraná
Horóscopo de primeiro de setembro de 2026
Horóscopo Chinês de primeiro de setembro de 2026
Óbitos de Curitiba do dia 31 de agosto de 2026
Fonte:Paraná Jornal





