⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01

Sistema FAEP solicita apoio emergencial para Produtores do Paraná após tornado

Após a passagem de um tornado no Paraná, o Sistema FAEP pede ações imediatas dos governos estadual e federal para ajudar agricultores e moradores afetados. O fenômeno...

O Sistema FAEP fez um apelo por medidas emergenciais voltadas a produtores rurais e moradores do Paraná, em decorrência do tornado que atingiu a região no último sábado (8). O fenômeno causou estragos significativos em localidades como Piraí do Sul e Candói, no setor dos Campos Gerais, afetando diversas residências e propriedades.

Em nota divulgada neste domingo (9), a entidade representativa do setor agropecuário enfatizou a necessidade de uma resposta rápida e coordenada das esferas estaduais e federais para minimizar os danos provocados pelo tornado. Dentre as ações solicitadas, destacam-se a realização urgente de um levantamento de danos pela Defesa Civil, a priorização do restabelecimento da energia elétrica em granjas e propriedades rurais, além da criação de linhas de crédito emergenciais para os moradores e agricultores afetados.

A FAEP informou que irá formalizar pedidos de apoio junto às Secretarias Estaduais da Agricultura e Abastecimento (Seab) e da Fazenda (Sefa), bem como à Companhia Paranaense de Energia (Copel). O presidente da FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, ressaltou a importância de uma resposta imediata do Poder Público. "A população das áreas rural e urbana precisa de uma resposta imediata e coordenada do Poder Público. A Defesa Civil deve atuar nos municípios e a Copel priorizar o restabelecimento da energia", afirmou Meneguette.

O presidente da FAEP também enfatizou a urgência de que os governos estadual e federal disponibilizem crédito emergencial pré-aprovado para as pessoas e produtores rurais impactados. Ele destacou que essas medidas são essenciais para que aqueles que sofreram prejuízos possam iniciar o processo de reconstrução e retomar suas atividades normais.

Além disso, Meneguette mencionou que agricultores e pecuaristas que enfrentaram dificuldades após o tornado anterior em Rio Bonito do Iguaçu ainda não haviam sido beneficiados pelas condições especiais anunciadas pelo governo estadual. Nove meses após o desastre, a FAEP relatou que muitos ainda lutam para acessar as medidas de apoio à recuperação.

"Não podemos deixar que a situação de Rio Bonito do Iguaçu e região se repita. Os governos estadual e federal precisam encontrar alternativas que permitam atender os produtores rurais que sofreram prejuízos. Vamos continuar cobrando e atuando para auxiliar nossos agricultores e pecuaristas", concluiu o presidente da FAEP.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01