O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está promovendo uma série de atividades para apresentar aos eleitores a segurança e a transparência da urna eletrônica durante a Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação. Este evento, que visa informar o público, contará com demonstrações sobre o funcionamento do equipamento, palestras, exposições e ações voltadas ao combate da desinformação referente ao sistema de votação.
Na próxima segunda-feira, 3 de agosto de 2026, o TSE realizará uma live às 17h30 em suas redes sociais, onde especialistas abrirão a urna eletrônica para explicar detalhadamente cada um de seus componentes. Durante a transmissão, os técnicos do tribunal estarão disponíveis para esclarecer dúvidas dos espectadores em tempo real.
Além da live, o TSE lançará a campanha "Fato ou Boato – Viralizou", com o objetivo de esclarecer informações e desmentir conteúdos falsos que circulam na internet sobre o processo eleitoral e a urna eletrônica. Essa iniciativa busca garantir que os eleitores tenham acesso a informações corretas e confiáveis.
As atividades da Semana Nacional do Sistema Eletrônico de Votação se encerrarão no domingo, 9 de agosto, com a realização da Corrida Pela Democracia em Brasília. Este evento esportivo tem como objetivo incentivar a participação popular no processo eleitoral, promovendo a cidadania e a importância do voto.
O primeiro turno das eleições está agendado para o dia 4 de outubro, ocasião em que serão escolhidos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República. Caso nenhum candidato consiga obter mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno, a votação será reaberta no dia 25 de outubro para os cargos de governador e presidente.
A mobilização do TSE representa um esforço significativo para educar e tranquilizar os eleitores, especialmente em um momento em que a confiança no sistema de votação é crucial. As informações e esclarecimentos oferecidos durante a semana têm o potencial de impactar diretamente a participação e a decisão dos cidadãos nas próximas eleições.







