⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01
TOPO 01

Massa de ar polar traz as temperaturas mais baixas do ano ao Sul do Brasil

O inverno no Brasil se inicia com uma forte massa de ar polar, que promete registros de frio intenso nos próximos dias, especialmente no Sul. Meteorologistas preveem...

O inverno começou oficialmente no último domingo (21) e já demonstra sua intensidade com a chegada de uma massa de ar polar ao Sul do Brasil. Meteorologistas alertam que os próximos dias poderão registrar as temperaturas mais frias de 2026 até o momento.

Após a passagem de uma frente fria na segunda-feira (22), a expectativa é que o ar gelado faça os termômetros caírem entre terça (23) e sexta-feira (26). O fenômeno deve provocar geadas em larga escala e temperaturas negativas nas regiões mais elevadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Conforme a MetSul Meteorologia, a massa de ar frio terá uma trajetória continental, o que contribui para um resfriamento mais significativo. Embora o fenômeno afete principalmente os três estados do Sul, seus efeitos também serão sentidos em partes do Sudeste, Centro-Oeste e até na Região Norte.

As tardes devem permanecer frias, mesmo com a presença do sol. Em diversas cidades serranas do Sul, as temperaturas máximas podem ficar abaixo dos 10°C durante os dias mais gelados. Nas regiões mais altas da Serra Gaúcha e do Planalto Sul Catarinense, os termômetros podem registrar valores entre -5°C e -7°C, com a possibilidade de temperaturas ainda mais baixas em locais isolados.

O avanço do ar polar está previsto para desencadear um dos eventos de geada mais abrangentes deste ano. A formação do fenômeno deve ocorrer em grande parte do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. No Paraná, as áreas mais vulneráveis incluem o Centro-Sul, Sudoeste, Campos Gerais e regiões de maior altitude. Meteorologistas também não descartam a ocorrência de geadas em municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

Além das madrugadas congelantes que marcarão o inverno no Brasil, o frio deve se estender ao longo do dia, intensificando a sensação de inverno rigoroso logo nos primeiros dias da estação. Antes da chegada do frio intenso, uma nova frente fria provocará chuvas nos três estados do Sul na segunda-feira.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01