⏳ Carregando previsão...
TOPO 01
TOPO 01
TOPO 01

RS investiga caso suspeito de ebola em homem que esteve em Uganda

O vírus causa sintomas como febre, dores no corpo, vômitos e hemorragias em casos mais severos – Foto: Maciej Frolow/Getty Images A Secretaria Estadual da Saúde do...


O vírus causa sintomas como febre, dores no corpo, vômitos e hemorragias em casos mais severos –

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul investiga um caso suspeito de infecção pelo vírus ebola em um homem de 64 anos que esteve recentemente em Uganda.

Segundo a pasta, o paciente procurou atendimento em uma unidade de saúde de Novo Hamburgo e, diante do quadro clínico apresentado e do histórico de viagem, foi acionado o protocolo nacional para casos suspeitos da doença.

Segundo a pasta, o paciente procurou atendimento em uma unidade de saúde de Novo Hamburgo e, diante do quadro clínico apresentado e do histórico de viagem, foi acionado o protocolo nacional para casos suspeitos da doença. As informações são do Metrópoles.

Seguindo os protocolos de vigilância epidemiológica, amostras foram enviadas para análise na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência nacional para o diagnóstico da doença. Caberá à instituição confirmar ou descartar a infecção.

A Secretaria da Saúde informou que o homem foi encaminhado para uma unidade de referência estadual, em Porto Alegre, onde recebe acompanhamento especializado enquanto aguarda os resultados laboratoriais. Em caso de resultado positivo para ebola, o paciente será transferido para um hospital de referência nacional.

A pasta também afirmou que começou o rastreamento e o monitoramento das pessoas que tiveram contato com o paciente. Essas pessoas serão acompanhadas por 30 dias para a “identificação precoce de eventuais sintomas”.

“Os serviços de saúde envolvidos também receberam orientações sobre as medidas de prevenção e controle de infecção, conforme os protocolos vigentes”, informou a secretaria em nota divulgada na quinta-feira (11).

O ebola é uma doença viral considerada grave em humanos. O vírus causa sintomas como febre, dores no corpo, vômitos e hemorragias em casos mais severos. Casos de infecção pelo ebola são mais frequentes em regiões da África Central e Ocidental. O Ministério da Saúde afirma que o risco de transmissão do ebola no Brasil e na América do Sul é considerado baixo.

Casos suspeitos da doença também foram registrados recentemente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, nenhum deles teve confirmação laboratorial.



Fonte:A Rede PG

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01