Aprovação em Massa: Datafolha Aponta Apoio de 96% à Prova Obrigatória para Médicos

Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha revelou um forte consenso entre os brasileiros em relação à avaliação de médicos recém-formados. Os dados indicam que 96% da população apoia a implementação de um exame obrigatório para que os profissionais possam obter o registro e exercer a medicina no país.
O levantamento surge em um momento crucial, com o Congresso Nacional debatendo projetos de lei que propõem a criação do Exame Nacional de Proficiência em Medicina. Aprovadas, as propostas condicionarão o exercício da profissão à aprovação nessa avaliação, visando garantir um padrão mínimo de qualidade no atendimento à saúde.
A pesquisa Datafolha também detalhou o apoio à medida em diferentes regiões do país. Goiás se destaca com 98% de aprovação, enquanto o Acre apresenta o menor índice, com 92%. No entanto, a grande maioria dos entrevistados concorda que o exame deve ser aplicado a todos os formandos, independentemente de onde se graduaram.
Um dado relevante da pesquisa é a percepção de que a implementação do exame aumentaria a confiança no sistema de saúde. Para 92% dos entrevistados, a medida traria mais segurança aos pacientes. Em contrapartida, apenas 4% acreditam que a avaliação reduziria a confiança no atendimento médico.
Atualmente, o Brasil conta com 448 escolas de medicina, um número que dobrou na última década, e tramitam cerca de 300 pedidos de abertura de novos cursos no Ministério da Educação. O Conselho Federal de Medicina (CFM) vê o resultado da pesquisa como um reflexo do posicionamento da maioria dos médicos. Segundo José Hiran Gallo, presidente do CFM, a aprovação da medida no Congresso é fundamental para elevar o padrão educacional e garantir a qualidade do atendimento à saúde.
Fonte: http://revistaoeste.com