As autoridades de saúde do Paraguai anunciaram que um suposto foco de gripe aviária em uma granja situada no município de Ñacunday, a 65 quilômetros da fronteira com Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, foi descartado. O alerta surgiu na semana passada, quando um produtor local reportou a morte repentina de aproximadamente 40 galinhas, sem causas conhecidas.
Imediatamente, o Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa) foi acionado para investigar a situação. Fiscais da vigilância sanitária realizaram a coleta de amostras, que foram enviadas para análise laboratorial em Assunção. Os resultados preliminares, divulgados na segunda-feira (11), não detectaram a presença dos vírus da gripe aviária nem da doença de Newcastle.
O Senacsa informou que as investigações continuam para identificar o agente responsável pelas mortes das aves. Contudo, o resultado negativo para a gripe aviária e a doença de Newcastle trouxe alívio para os produtores locais, que estavam preocupados com possíveis restrições na comercialização de suas aves.
O departamento de Alto Paraná é um dos maiores polos de produção avícola do Paraguai, contando com importantes municípios produtores como Santa Rita, Santa Rosa del Monday e Naranjal. A manutenção do status de país livre da gripe aviária é crucial para a indústria, pois permite o acesso a mercados internacionais.
Nos últimos anos, o setor avícola paraguaio tem recebido significativos investimentos visando aumentar o abate e o processamento de aves. Em 2025, grupos brasileiros, como o JBS, planejam retornar ao país após uma pausa de oito anos em suas operações. Essa reentrada pode trazer novos impulsos ao mercado avícola local, beneficiando toda a cadeia produtiva.







