O Simepar iniciou a 32ª edição do serviço Alerta Geadas, que visa proteger plantações de café e outras atividades do campo, bem como setores da economia como turismo, comércio e construção civil. A geada é um fenômeno comum nos períodos mais frios do ano, principalmente na região Sul.
De acordo com os técnicos, a geada ocorre quando há presença de ar frio, céu limpo e pouco vento, o que faz a temperatura cair rapidamente e formar gelo sobre superfícies. Em 2025, o serviço publicou 137 boletins e emitiu 39 alertas específicos para risco de geada, a maioria direcionada para regiões do Sul do estado.
O serviço Alerta Geadas é realizado em parceria com o IDR-Paraná e com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, prefeituras, cooperativas e produtores. A iniciativa visa proteger a economia do estado e garantir a segurança dos cidadãos.
A geada é um fenômeno natural que pode causar prejuízos significativos à economia do estado. Portanto, é fundamental que os produtores rurais estejam atentos às informações enviadas pelo Simepar e tomem medidas para proteger suas plantações e atividades.
O Simepar continuará a monitorar a situação e a emitir alertas para evitar danos à economia do estado. A iniciativa é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos do Paraná.





