No domingo (12), Foz do Iguaçu enfrentou uma intensa chuva, acumulando mais de 45 milímetros de precipitação. A manhã de segunda-feira (13) começou com nuvens, mas à tarde o céu clareou, e as esperadas pancadas não ocorreram.
De acordo com informações do Simepar, para a terça (14) e a quarta (15), o sol deve predominar na região. Entretanto, há previsão de novas chuvas para quinta-feira (16), com possibilidade de até 13,9 milímetros de precipitação.
As temperaturas devem variar entre 20°C e 29°C, típicas do início do outono. A primeira grande onda de frio está prevista apenas para a última semana de abril.
O site Climatempo também indica um cenário semelhante, mas prevê chuvas retornando na noite de quarta-feira, com acúmulo estimado de 20,8 milímetros na Terra das Cataratas. Em contraste, a Metsul Meteorologia sugere chuvas fracas ao longo da semana, com maior intensidade na quarta, totalizando 5,2 milímetros.
Às 15h da segunda-feira, a vazão nas Cataratas do Iguaçu foi registrada em 517 metros cúbicos por segundo (m³/s), o que representa cerca de um terço do volume considerado normal para a região, que é de 1.500 m³/s. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) prevê uma diminuição desse fluxo nas próximas horas.
Na estação de Porto Capanema, que está a montante de Foz do Iguaçu, o fluxo não ultrapassou 500 m³/s desde as 7h do domingo (12). Às 15h, a vazão estava em 374 m³/s. O tempo que a água leva para chegar às Cataratas do Iguaçu varia de 15 a 20 horas após passar pela estação de Capanema.





