O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho de grande perigo para acumulado de chuvas em regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O aviso começa à 0h desta quinta-feira e permanece válido até 23h59. Os volumes podem ultrapassar 60 milímetros por hora ou atingir mais de 100 milímetros ao longo do dia.
Esse cenário aumenta o risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em áreas urbanas e locais com histórico de instabilidade do solo. O alerta abrange regiões do sul e sudoeste de Minas Gerais, além da Zona da Mata e do Campo das Vertentes.
No estado do Rio de Janeiro, o aviso inclui cidades do sul fluminense, da Região Serrana e do litoral. O Inmet também abrange áreas da Região Metropolitana de São Paulo, do Vale do Paraíba paulista e de municípios do interior. Cidades como Campinas, Angra dos Reis, Barra Mansa, Cabo Frio, Americana e Bragança Paulista estão entre as localidades citadas.
Além disso, um aviso específico foi emitido para o litoral sul de São Paulo e para áreas da Região Metropolitana da capital. Municípios como Santos, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Itanhaém, Peruíbe e Cubatão estão incluídos. O alerta também alcança Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, onde o volume de chuva pode superar 100 milímetros em 24 horas, elevando o risco de deslizamentos e inundações.






