O Governo do Paraná ampliou sua infraestrutura de segurança contra a violência doméstica com a entrega de 54 novas viaturas para a Patrulha Maria da Penha, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Os veículos têm como objetivo aumentar a capacidade de deslocamento das equipes e agilizar o atendimento às vítimas, além de reforçar a fiscalização das medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário. O investimento totalizou R$ 9,2 milhões.
O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou que houve uma queda de 20% nos feminicídios e uma redução no número de estupros em 2025. Ele enfatizou a importância de continuar investindo na proteção das mulheres, afirmando que as novas viaturas facilitarão os deslocamentos e ampliarão o atendimento em todo o estado.
A Patrulha Maria da Penha, composta por policiais militares, realiza visitas preventivas com base em boletins de ocorrência e atua com denúncias anônimas recebidas por canais como o Disque Denúncia 181. Além de fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas, a equipe também orienta vítimas e autores, visando prevenir a reincidência e promovendo palestras sobre a temática.
Nesta semana, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná também deu início ao Mês Mulher Segura, uma iniciativa para fortalecer a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher em março, mês do Dia Internacional da Mulher. Durante a solenidade, foram anunciadas parcerias para divulgação da campanha, incluindo adesivos em ônibus e outdoors em Curitiba e Região Metropolitana.






