O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul e o Instituto Água e Terra assinaram contrato para gerenciar os recursos hídricos do Paraná. A parceria estabelece as bases para a administração dos recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água.
O contrato estabelece que o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul será responsável por administrar o fundo, realizar a gestão financeira dos valores, efetuar repasses a projetos aprovados e ofertar financiamentos conforme as prioridades definidas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas e pelo Instituto Água e Terra.
O objetivo é assegurar que os recursos arrecadados com as cobranças sejam reinvestidos em ações voltadas à melhoria da qualidade, da disponibilidade e da gestão dos recursos hídricos na própria bacia hidrográfica onde o dinheiro foi gerado. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul destinará R$ 3,5 milhões a projetos paranaenses de sustentabilidade.
O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul destacou o compromisso do banco com a efetividade da aplicação dos valores e com o caráter público do instrumento. O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável afirmou que a iniciativa fortalece a política pública ao transformar arrecadação em resultados concretos no território.







