O Instituto Água e Terra (IAT) amplia o atendimento ao público com a criação do IAT-Sisgop, um canal online exclusivo para registro de denúncias de crimes ambientais. A ferramenta busca agilizar a centralização de ocorrências e facilitar a fiscalização, reduzindo a sobrecarga na ouvidoria, que agora passa a atuar apenas em questões administrativas como elogios, sugestões e reclamações.
A ferramenta está disponível no portal do IAT, por meio de opções como 'Fale com o IAT' ou 'Serviços para você!' na aba 'Institucional'. Denúncias anônimas também podem ser enviadas. O canal foi desenvolvido pela Celepar e adaptado para atender exclusivamente às demandas da autarquia, que exige o detalhamento do fato e o endereço completo para viabilizar a atuação da equipe de fiscalização.
Em 2025, cerca de 90% das 6.777 denúncias registradas pela Ouvidoria envolviam crimes ambientais que necessitavam de vistoria técnica. A organização dos canais visa otimizar o atendimento, permitindo maior velocidade no encaminhamento para áreas especializadas.
O sistema reforça o combate ao desmatamento ilegal e outras infrações, que podem resultar em penalidades administrativas e responsabilização criminal conforme previsto na legislação federal.






