Atualmente, o estado do Paraná conta com 30 representantes na Câmara dos Deputados, formando uma das bancadas mais diversas da Casa. Eleitos para a legislatura iniciada em 2023, esses parlamentares estão distribuídos por diferentes partidos, que vão da esquerda à direita, ampliando o leque de posições em debates nacionais sobre temas como economia e segurança pública.
A bancada paranaense combina parlamentares experientes e novatos. Entre os mais experientes estão Ricardo Barros e Dilceu Sperafico, ambos do PP, que exercem o sétimo mandato consecutivo. Luiz Carlos Hauly, do Podemos, é o decano da bancada, cumprindo seu oitavo mandato. Também se destacam figuras como Beto Richa, do PSDB, e Pedro Lupion, do PP, ligado ao agronegócio.
Dentre os novatos, Carol Dartora, do PT, fez história ao se tornar a primeira mulher negra a representar o Paraná na Câmara. Filipe Barros, do PL, é conhecido por suas pautas sobre segurança pública, enquanto Luísa Canziani, do PSD, se destaca por seu foco em educação e inovação.
Atualmente, quatro deputados federais do Paraná ocupam seus assentos como suplentes. Luciano Alves, Reinhold Stephanes e Rodrigo Estacho, todos do PSD, assumiram as vagas de Beto Preto, Leandre Dal Ponte e Sandro Alex, que estão licenciados para assumir secretarias no governo estadual. Lenir de Assis, do PT, também exerce mandato como suplente após o licenciamento de Gleisi Hoffmann, que se tornou ministra.






