O fim de semana no Paraná será marcado por uma redução nas temperaturas, principalmente na faixa Leste. Contudo, no Interior, as temperaturas máximas ainda podem atingir cerca de 30°C. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informa que um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil e uma frente fria no oceano favorecem a formação de tempestades, especialmente na região litorânea.
Na manhã desta sexta-feira (20), áreas de instabilidade já estavam presentes na região Oeste, com Palotina registrando 4,2 mm de chuva entre 8h e 9h. O meteorologista Samuel Braun explica que o sistema de baixa pressão atua entre o Paraguai, o Norte da Argentina e o Sul do Brasil, promovendo a formação de áreas de instabilidade que se deslocam de Sudoeste para Nordeste pelo Paraná.
As temperaturas no Norte do Paraná podem chegar a 35°C nesta sexta-feira, criando condições propícias para tempestades, com maior potencial nas regiões Noroeste, Norte, Campo Gerais e Leste. A previsão é de que algumas cidades do Litoral enfrentem volumes de chuva superiores a 100 mm, com a Serra do Mar podendo acumular até 200 mm nas próximas 24 a 48 horas.
O boletim de Gestão de Riscos, elaborado em parceria com a Defesa Civil Estadual, indica risco alto na metade sul do Paraná para tempestades severas, que podem causar alagamentos e quedas de galhos. No sábado, a previsão é de queda acentuada nas temperaturas na faixa Leste, com máximas em Curitiba caindo de 29°C para 23°C até segunda-feira (23). No Interior, o clima será abafado, com risco de novas tempestades.






