O Governo do Paraná disponibilizou o segundo volume do Caderno de Gestão de Pessoas, que detalha informações sobre a força de trabalho estadual. O documento, elaborado pelo Departamento de Recursos Humanos e Previdência, mostra número de vínculos por órgão, valores de folhas de pagamento, ingressos e desligamentos de pessoal, além de benefícios e indicadores como rotatividade e reposição.
As comparações também incluem dados quantitativos e qualitativos com outros estados, reforçando o compromisso com transparência e governança. Além disso, o caderno serve como ferramenta de planejamento para ações futuras, destacando a eficiência da máquina pública no Paraná, considerado o terceiro estado mais competitivo do país.
Luizão Goulart, secretário de Estado da Administração e da Previdência, afirmou que conhecer as características dos 114 mil servidores auxilia no entendimento dos serviços atualmente oferecidos e na realização de ajustes futuros. O material reforça a qualificação da força de trabalho, que ocupa o quarto lugar no ranking de competitividade entre estados, e o alinhamento às metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).






