Com uma taxa de desemprego de 3,2% no quarto trimestre de 2025, o Paraná atingiu o menor índice da sua história para um trimestre. O resultado anual também foi o melhor, com a taxa de desocupação chegando a 3,6%, uma redução de 0,5 ponto percentual em relação ao ano anterior, que era de 4,1%.
Os dados foram obtidos por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A taxa de desocupação no último trimestre no Brasil foi de 5,1%, enquanto a média anual atingiu 5,6%. O Paraná possui 9,8 milhões de pessoas com 14 anos ou mais, sendo que 6,47 milhões integram a força de trabalho.
Dentro da força de trabalho, 6,26 milhões estão ocupadas, com 3,45 milhões empregadas no setor privado, sendo que 80,7% têm carteira assinada. O Estado também registrou 2,78 milhões de empregos formais, além de 652 mil pessoas no setor público e 1,9 milhão em empregos informais.
A redução do desemprego no Paraná tem sido significativa desde a pandemia de Covid-19. Em 2020, a taxa chegou a 9,7%, caindo para 8,9% em 2021 e 4,1% em 2024, até atingir os atuais 3,6%. A queda na taxa trimestral começou no terceiro trimestre de 2020, quando atingiu 10,5%, e a taxa trimestral de 3,2% foi igual à registrada no último trimestre de 2024.






