⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Produtor relata invasão violenta de fazenda por indígenas na Bahia e situação de tensão

Indígenas pataxós invadiram uma fazenda na Bahia, expulsando o proprietário e funcionários. A situação gera temor entre produtores locais devido à demarcação de terras....

Indígenas da tribo pataxó invadiram uma fazenda no extremo sul da Bahia, expulsando o proprietário Alisson Ferreira e seus 14 funcionários durante a madrugada do último dia 6. Ferreira relatou ter sido surpreendido por disparos de arma de fogo enquanto dormia, evidenciando uma situação de violência extrema. Ele afirmou que seus funcionários, incluindo crianças, também foram abordados de forma truculenta e ameaçadora durante a invasão.

O proprietário mencionou que foi coagido a gravar um vídeo, onde afirmava estar saindo de forma pacífica. Ferreira destacou que mais de cem propriedades na região já foram invadidas, em meio à disputa pela demarcação da Terra Indígena Comexatibá. Ele criticou a validade do estudo que fundamenta essa demarcação, afirmando que é “completamente viciado”.

A Fazenda 2 Amigos, que pertence à família de Ferreira há cerca de 25 anos, faz divisa com a Aldeia Águas Velhas, já homologada. Ferreira afirmou ter mantido um bom relacionamento com os pataxós, mas ressaltou que pessoas mal-intencionadas têm causado conflitos entre as comunidades.

O produtor também citou uma decisão recente do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, que determina a retirada imediata de invasores em casos posteriores ao início do julgamento sobre esse tema. Ferreira disse ter procurado autoridades estaduais e federais e aguarda providências para evitar um conflito na região.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01