A tilápia, principal espécie da piscicultura paranaense, teve redução de até 12% no preço do filé entre janeiro de 2025 e o início da Quaresma em 2026. O boletim do Departamento de Economia Rural (Deral) indica queda de 5% no varejo, favorecendo consumidores em época de maior procura por peixes.
O Paraná se destaca como um dos principais polos pesqueiros do País, tendo produzido 250 mil toneladas de tilápia em 2024, 17% mais que os 213 mil toneladas registrados no ano anterior. A queda nos preços impulsiona o aumento de vendas em supermercados e peixarias durante eventos religiosos.
Em Curitiba, o mercado de ovos também sofreu impacto, com alta nos valores devido à volta às aulas e menor oferta nacional. Apesar da elevação, o preço dos ovos não deve repetir os níveis de 2025, mantendo-se 22,4% inferior ao ano anterior. Analistas prevêem estabilidade até abril.
A safra de cebola 2025/2026 no Paraná terminou com produção de 116,8 mil toneladas em 2,8 mil hectares, 9,5% menor que a safra anterior. Curitiba liderou a colheita regional, com participação de 28,5%, atrás apenas de Guarapuava, devido ao excesso de oferta no mercado nacional.






