Silenciosos e invisíveis a olho nu, os nematoides se consolidaram como um dos principais vilões da produtividade agrícola no Brasil. Eles podem reduzir a produtividade das lavouras em até 25% e estão presentes em mais de 90% das amostras de solo coletadas no País.
A produção nacional de alimentos perde, anualmente, cerca de US$ 150 bilhões devido à falta de controle desses parasitas. A expectativa é de que produtores brasileiros tenham um prejuízo potencial superior a R$ 870 bilhões em 2032.
Os nematoides atacam as raízes das plantas, comprometendo a absorção de água e nutrientes e abrindo portas para outras doenças. O impacto é expressivo, especialmente na soja, principal cultura agrícola brasileira. A cada 10 safras, uma inteira é perdida para os nematoides, na cultura da soja.
Diante desse cenário, especialistas defendem maior investimento em diagnóstico, manejo integrado e tecnologias de tratamento de sementes como estratégias fundamentais para conter o avanço do problema e preservar a sustentabilidade da produção agrícola nacional.






