O número de trabalhadores ambulantes que se formalizaram como MEI (Microempreendedores Individuais) teve um crescimento significativo em 2025. O aumento foi de 45% em relação a 2023, indicando uma tendência de expansão da formalização no país.
Mais de 56 mil ambulantes se formalizaram como MEI no ano passado, comparado a 38 mil registros em 2023 e 42 mil em 2024. A expectativa é que esses empreendedores aproveitem o fluxo de foliões durante o Carnaval para gerar mais renda e fortalecer seus negócios.
Décio Lima, presidente do Sebrae, destaca a importância da formalização e da capacitação para melhorar os resultados das atividades econômicas. O Sebrae busca mostrar que o Carnaval é uma grande oportunidade de geração de renda, inovação e inclusão produtiva para os pequenos negócios.
A maioria dos ambulantes formalizados atua em setores como bares, restaurantes e transporte turístico, áreas que se beneficiam do aumento do turismo durante as festividades. A formalização como MEI, considerada a maneira mais simples de regularização profissional no Brasil, traz benefícios como CNPJ e maior poder de negociação, podendo aumentar o faturamento em até 25%.






