O resultado de um projeto que envolveu mais de 30 artistas voluntários de Guarapuava já tem a data de estreia agendada. O curta-metragem Ruminância, produzido pelo coletivo criativo Craca, será exibido de maneira inédita no dia 28 de fevereiro, a partir das 17h, na praça Cândido Xavier, em frente à Prefeitura Municipal.
O evento contará com a presença de toda a equipe por trás do craca-metragem (apelido dado à produção), autoridades locais e é aberto ao público. No dia da exibição haverá feira de arte e gastronomia, além de apresentações musicais. Para Kauê Vargas, designer e um dos idealizadores da Craca, a noite será de festa. "É um momento de celebração, mas também de exposição do universo artístico que pulsa nessa cidade e que merece mais e mais chances de se destacar", aponta.
A estreia também coloca Guarapuava em um contexto de valorização internacional do cinema brasileiro, impulsionado pelas indicações ao Oscar recebidas pelo país nos últimos dois anos. Para Kauê, o curta reflete esse movimento nacional a partir de uma perspectiva local, no interior do Paraná.
E essa realidade aponta para o futuro. "Queremos continuar nos fazendo ferramenta para que outras pessoas produzam arte, informação e comunicação. 2026 será uma fase de experimentação em diferentes áreas do fazer criativo. Queremos usar do aprendizado e laços criados dentro do projeto craca-metragem para intensificar nossa presença no cenário publicitário, artístico e formativo".






