O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na Marquês de Sapucaí neste domingo (15) a partir das 20h20 para acompanhar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que teve um enredo dedicado em sua homenagem. Apesar do veto do Palácio do Planalto, que impediu a participação de ministros em eventos com propaganda eleitoral irregular e o uso de verbas públicas no comparecimento, Lula decidiu assistir ao desfile ao lado de autoridades e outros convidados.
No camarote da Prefeitura do Rio de Janeiro, estavam presentes prefeito Eduardo Paes (PSB), ministros da Igualdade Racial, Saúde, Minas e Energia, Educação, Gestão e Inovação, Comunicações, Relações Institucionais, Direitos Humanos e Mulheres. Também foram citados o presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, além de deputados federais como o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e Lindbergh Farias (PT-RJ).
Secretário-executivo do Ministério da Cultura e personagens como José Dirceu e Lu Alckmin também integravam a lista de convidados ao lado do presidente durante o desfile. A presença de figuras públicas em um evento vinculado a um enredo que homenageia Lula reforça o clima de campanha política.
A primeira-dama, Janja da Silva, foi inicialmente autorizada a participar, por não ocupar cargo público, mas desistiu após a liberação.






