A gestão do Conselho da Cidade de Foz do Iguaçu, ratificada pelo Decreto nº33.745/2025, destaca a importância da participação da sociedade civil, universidades, prefeitura e movimentos sociais. Em 2026, a representação de associações de moradores e outras lideranças comunitárias mostra o potencial democrático do CONCIDADE-FOZ.
Além das associações de moradores, o conselho conta com a participação de associações profissionais e sindicatos, como a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação dos Arquitetos, Engenheiros e Agrônomos de Foz do Iguaçu. Essa diversidade de vozes fortalece o controle social e a elaboração de políticas públicas, promovendo resistência e superação.
O Conselho Municipal de Saúde, que também faz parte do CONCIDADE, une o direito à cidade ao direito à saúde, ressaltando que a saúde das pessoas está diretamente ligada à qualidade do ambiente urbano. A defesa pela transformação do Hospital Municipal em um Hospital Universitário Federal é um exemplo dessa interconexão.
O CONCIDADE atuou para resolver questões burocráticas em relação ao terreno do Hospital Municipal, promovendo a melhoria da estrutura hospitalar. A federalização do hospital é vista como uma oportunidade para oferecer diversas especialidades médicas, beneficiando a população local e reforçando a necessidade de participação popular na cobrança de mudanças significativas na saúde pública da região.






