O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), assinou um protocolo de intenções com a Universidad Nacional del Este (UNE) para criar um Hub Binacional de Inovação Paraná-Paraguai.
A iniciativa, liderada pela SEIA, pretende transformar a região de fronteira em um território-laboratório de inovação aplicada, capaz de converter conhecimento científico em soluções concretas para governos, setor produtivo e sociedade.
A proposta é estruturar uma governança de cooperação internacional e posicionar o Paraná como protagonista latino-americano em inovação pública. O projeto será desenvolvido em articulação com universidades dos dois países, como a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), Universidad Nacional de Concepción, governos locais e parceiros institucionais.
O Hub Binacional de Inovação vai atuar para conectar os elementos da região, como geração de energia limpa, posição logística, potencial turístico e cultural, em um ambiente coordenado de pesquisa, desenvolvimento e experimentação de políticas públicas e tecnologias.






