O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar-PR) lançaram um projeto-piloto que permitirá aos proprietários rastrear todo o histórico de seus veículos. A proposta inclui a emissão do Passaporte Veicular Digital, uma identidade eletrônica que pode ser cadastrada pelo site do Detran-PR.
O projeto utiliza tecnologia blockchain para criar um registro único digital, reunindo dados e informações do veículo de maneira confiável. O Passaporte Veicular Digital concentrará informações como histórico de revisões, quilometragem, seguros e transferências, permitindo rastreamento seguro e imutável ao longo da vida útil do automóvel.
As inscrições para participar do projeto-piloto estão abertas até o dia 23, e não há custos envolvidos. Inicialmente, a ideia era tokenizar mil veículos, mas todos os inscritos poderão participar, ampliando o alcance do teste da tecnologia.
O projeto terá duração de 120 dias, com acompanhamento de um Comitê Gestor. As informações estarão disponíveis no site e aplicativo do Detran-PR a partir de 2 de março, e a meta é implementar o sistema de forma definitiva até 2026, incluindo toda a frota estadual no banco de dados.






