Proprietários de veículos de todo o Paraná agora podem participar de um projeto-piloto desenvolvido pelo Departamento de Trânsito e Instituto de Tecnologia do estado para criar o Passaporte Veicular Digital. A iniciativa é inédita no Brasil e promete transformar informações como dados de fábrica, revisões, quilometragem e financiamentos em um registro único e digitalizado por meio de blockchain.
O objetivo do projeto é garantir que as informações do veículo sejam acessíveis, imutáveis e seguras ao longo de sua vida útil, evitando fraudes em documentação e registros. Cada veículo receberá um token vinculado ao número do chassi, permitindo o rastreamento confiável das ocorrências e detalhes do automóvel.
As inscrições estão abertas desde esta quarta-feira e até o próximo dia 23, sem custos para os participantes. Inicialmente limitado a mil veículos, o projeto agora aceitará todos os inscritos para testar a tecnologia em maior escala.
O Passaporte Veicular Digital estará disponível no site e aplicativo do Detran-PR através do login de usuário a partir do dia 2 de março, por um prazo de 60 dias. Todo o processo será online.






