⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Mulheres na Ciência: trajetórias femininas marcam trabalho da Polícia Científica do Paraná

A presença das mulheres na Polícia Científica do Paraná é fundamental para o trabalho da ciência como ferramenta de serviço à Justiça....
Fotos: SESP — Foto: Foto: SESP

A comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro, também se expressa nas forças de segurança por meio da Polícia Científica do Paraná (PCIPR). Ela representa o trabalho da ciência como ferramenta de serviço à Justiça, unindo experiência, inovação e compromisso com a prova técnica.

Na PCIPR, a presença das mulheres tem ganhado novas gerações, mas também se sustenta em trajetórias construídas ao longo dos anos, que ajudam na formação da história e no entendimento de avanços e conquistas. Elas atuam em diferentes áreas, contribuindo para análises que exigem rigor metodológico, atenção aos detalhes e atualização constante.

Para as servidoras que ingressaram nos últimos anos, a presença feminina no ambiente científico funciona como referência concreta de pertencimento. A técnica de perícia Isabella Schemiko destaca como esse contato é determinante no dia a dia. “Quando você vê alguém ali, ocupando esse espaço, entende que também pode chegar”, afirma.

Já a perita oficial Fábia Tomie Tano ressalta que ampliar a participação feminina na ciência contribui diretamente para a diversidade de perspectivas no trabalho pericial. “A mulher tem um olhar diferenciado, e isso é importante para equilibrar as equipes e ampliar a forma de analisar os casos”, afirma. Para elas, permanecer na ciência envolve dedicação contínua, enfrentamento de desafios e construção de experiência ao longo do tempo.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01