⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Oposição tenta barrar desfile de carnaval que homenageia Lula

Partidos de oposição ao governo Lula tentam impedir desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente....

Partidos de oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva ingressaram com ações na Justiça para barrar o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageia o presidente em seu enredo para o Carnaval 2026. A primeira-dama, Janja da Silva, deverá desfilar em um carro alegórico.

O Partido Novo apresentou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o desfile, e anteriormente, o senador Bruno Bonetti e o deputado Anderson Moraes, ambos do PL-RJ, protocolaram uma ação popular na Justiça Federal. As ações questionam um acordo entre a Embratur e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, que envolve um repasse de R$ 12 milhões para promoção do carnaval como produto turístico.

Os parlamentares alegam desvio de finalidade e violação aos princípios da administração pública, afirmando que o desfile da Acadêmicos de Niterói tem um caráter personalista e político. O Novo acusa Lula e o PT de utilizarem a escola como meio para propaganda eleitoral antecipada, destacando que a legislação brasileira é rigorosa contra esse tipo de prática.

A ação popular ainda será analisada pela Justiça Federal, enquanto a representação no TSE foi distribuída ao ministro André Mendonça. A Acadêmicos de Niterói abrirá o primeiro dia de desfiles no próximo dia 15 com o enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", retratando a infância do presidente em Pernambuco até sua ascensão ao Palácio do Planalto.

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01