Startups, universidades e instituições de inovação podem se inscrever na chamada do FlexLab, iniciativa da Energisa. O objetivo é acelerar soluções de flexibilidade energética, permitindo uma resposta rápida às variações de oferta e demanda até o dia 25 de fevereiro.
O edital está disponível no site do Energisa FlexLab. As propostas podem resultar em novos produtos, serviços ou modelos de negócios, com a expectativa de aprovação de cinco a dez projetos que contribuam para uma rede elétrica mais flexível e digital.
Letícia Dantas, diretora de Inovação da Energisa, destaca que a flexibilidade é essencial para a modernização do setor elétrico. O FlexLab foca em seis frentes, incluindo gerenciamento inteligente de cargas e modelos tarifários dinâmicos, para encontrar soluções inovadoras que atendam aos desafios do setor.
As soluções serão testadas em um ambiente real de experimentação, com laboratórios em Uberlândia e Palmas. Os parceiros terão acesso à infraestrutura necessária para desenvolver suas propostas, que devem considerar aspectos como segurança operacional e viabilidade econômica.






