⏳ Carregando previsão...
TOPO DENTRO DA NOTICIA
TOPO DENTRO DA NOTICIA

Paraná terá temperaturas entre 30 °C e 40°C

O sol está a pino nesta sexta-feira em todo o Paraná, com máximas próximas aos 40 °C nas regiões Oeste e Sudoeste e em torno de 30...


O sol está a pino nesta sexta-feira em todo o Paraná, com máximas próximas aos 40 °C nas regiões Oeste e Sudoeste e em torno de 30 °C nos demais setores do Estado, inclusive em Curitiba.

Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o aquecimento acentuado, associado à atuação de sistemas atmosféricos, favorece a ocorrência de instabilidades no sábado, enquanto o domingo tende a apresentar leve redução térmica, acompanhada de aumento da nebulosidade e pancadas isoladas.

Nos últimos dias, municípios do Oeste já registraram elevação expressiva nos termômetros, com Cascavel, Capanema e Planalto atingindo, na quinta-feira (5), os maiores índices de 2026 até agora, alcançando 38,5 °C, 39,6 °C e 35,5 °C, respectivamente.

A marca observada em Capanema igualou o maior valor do ano no Estado, registrado anteriormente em Antonina, no Litoral.

A previsão indica manutenção do cenário nesta sexta, com possibilidade de novos picos, além de rajadas de vento e chuva localizada durante as tempestades previstas para o fim de semana, o que mantém órgãos de monitoramento e Defesa Civil em atenção.

“A sexta-feira começou com algumas nuvens, predomínio de sol e, ao longo do dia, as temperaturas se elevam. No Oeste e Sudoeste, as temperaturas ultrapassam a marca dos 35°C, pontualmente podendo se aproximar dos 40°C. No Noroeste e no Norte, as máximas variam de 33°C a 35°C. Nos Campos Gerais, na faixa dos 33°C. No Centro-Sul variam de 28°C a 30°, e na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, ao redor de 30°C”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

O calor e a oferta de umidade são combustíveis para a formação de pancadas de chuva no Paraná nesta sexta-feira (06), principalmente no Centro, Oeste e Sudoeste do Estado. Nestas regiões, não se descartam trovoadas localizadas no final da tarde.

Apesar do calor, as temperaturas elevadas ainda não completam cinco dias com diferença de cinco graus acima da média, o que configuraria uma onda de calor. Em Cascavel, por exemplo, a máxima média já é alta, de 30,1°C em fevereiro, e a cidade registrou esta diferença somente na quinta-feira (05). Deverá registrar a diferença novamente nesta sexta e no início da tarde de sábado, mas no domingo as temperaturas já devem diminuir por conta da chuva.

“Onda de calor é um fenômeno de grande escala, atingindo regiões inteiras. No Paraná, o forte aquecimento acima da média está restrito a algumas cidades neste período, possivelmente menor do que cinco dias”, ressalta Leonardo.

No sábado (07), o tempo começa estável, com algumas nuvens, mas o sol predomina e eleva as temperaturas mais uma vez. Ainda antes do meio-dia já devem ultrapassar os 30°C.

“No início da tarde, em função desse calor e também do avanço de um cavado meteorológico, que provoca queda de pressão em superfície, teremos a formação de áreas de instabilidade, que atuam inicialmente em toda a metade do sul do Paraná, próximo à divisa com Santa Catarina”, detalha Leonardo.

Há possibilidade para temporais com rajadas de vento, queda de granizo pontual e chuva pontualmente intensa, que pode provocar alagamentos. Essas instabilidades atuam com maior intensidade do final da tarde para o início da noite, principalmente no Oeste e Sudoeste, avançando pelo Centro-Sul, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba, e com maior intensidade no final da tarde no Litoral.

À noite, a chuva avança para as demais regiões, no Centro e Norte do Estado. Durante a madrugada de domingo, as instabilidades perdem intensidade e ocorrem de forma mais localizada.

No domingo, à tarde, novamente a sensação será de abafamento por conta da grande cobertura de nuvens, mas o sol ainda aparece e favorece a elevação das temperaturas. “Em função desse cenário, novamente há possibilidade para pancadas de chuva e temporais localizados, agora com maior destaque para as regiões dos Campos Gerais, do Noroeste, Norte Pioneiro, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, ressalta Leonardo.

No Oeste e no Sudoeste do Paraná, até mesmo em algumas regiões do Noroeste, o sol predomina, mesmo com variação de nuvens, e as chuvas são mais irregulares em comparação com as demais regiões do Estado. As temperaturas ultrapassam os 30°C, mas ficam abaixo do que vinha sendo registrado nos dias anteriores.

A próxima segunda-feira (09) terá tempo mais estável na maior parte do Paraná. A faixa Leste, incluindo Campos Gerais e Norte Pioneiro, ainda tem possibilidade de pancadas isoladas de chuva no período da tarde.

ALERTAS – O Boletim de Gestão de Riscos elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil aponta risco moderado no Oeste e Sudoeste nesta sexta-feira (06) para tempestades irregulares, chuva forte, rajadas de vento e descargas elétricas atmosféricas, que podem provocar queda de galhos e alagamentos. O risco é baixo no Noroeste e Centro-Sul e Sul do Paraná.

No sábado, há risco alto em toda a metade Sul do Paraná para tempestades pontualmente intensas, chuva forte em curto espaço de tempo, intensas rajadas de vento, descargas elétricas atmosféricas e granizo localizado, que podem provocar queda de galhos, enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos, destelhamentos, danos em plantações. O risco é moderado na metade Norte.

No domingo, há risco alto no Nordeste do Paraná e baixo no Oeste e Sudoeste de tempestades irregulares, chuva forte em curto espaço de tempo, rajadas de vento e granizo localizado, que podem provocar queda de galhos, alagamentos e destelhamentos. No resto do Estado, o risco é moderado.

Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan

Pulou muro para roubar e incendiar o quintal

Batia na mãe alucinado de droga

Guarda do tráfico acerta poste na fuga e é preso

Pistoleiros executam barbeiro e ferem cliente

Aliel Machado é escolhido como novo líder do Partido Verde

PV terá apenas duas candidaturas a deputado federal

Roberto Requião está patinando para disputar cadeira na Câmara Federal

Litoral do Paraná tem calorão, pancadas de chuva e clima abafado até o fim de semana

Dicas para iniciantes no CrossFit

Briga de Ricardo Barros e Sergio Moro agora é na IA

Rafael Greca pode virar limonada em outubro

Sete vereadores perdem mandato por abuso econômico

Será possível reviver em um corpo cibernético?

Óbitos em Curitiba de cinco de fevereiro de 2026

Horóscopo de seis de fevereiro de 2026

Horóscopo Chinês de seis de fevereiro de 2026

Fonte:Paraná Jornal

Sugeridos:

PUBLICIDADE

LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01
LATERAL 01