O Governo do Paraná apresentou o projeto executivo do Binário de Guaratuba, conjunto viário que irá reorganizar os acessos urbanos após a entrega da Ponte de Guaratuba, prevista para abril. A proposta foi detalhada pela Secretário do Planejamento, Ulisses Maia (PSD), e contempla intervenções para absorver o fluxo previsto com a nova ligação entre as margens da baía, integrando o tráfego local às rodovias estaduais do Litoral.
Desenvolvido pela Paraná Projetos, o traçado estabelece duas vias paralelas com sentidos distintos, formando um eixo de aproximadamente oito quilômetros entre a cabeceira da ponte e a PR-412, no sentido de Garuva, trecho que passa por obras de duplicação.
O investimento estimado é de R$ 80 milhões, viabilizado por convênio entre o Estado e a prefeitura, com participação das secretarias das Cidades e de Infraestrutura e Logística.
O planejamento inclui adequações de drenagem, sinalização, calçadas e espaços para ciclistas, além de possíveis desapropriações pontuais.
A etapa atual antecede a licitação, ainda sem cronograma definido, e a expectativa do Executivo é iniciar os serviços antes da próxima temporada de verão.
“O projeto foi elaborado em cerca de 100 dias pela equipe da Paraná Projetos, levando em conta a necessidade de uma solução para organização do trânsito da cidade após a conclusão da ponte. Sem o binário, haverá um gargalo muito grande, estrangulando o trânsito de Guaratuba”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Ulisses Maia.
O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, afirmou que o novo projeto faz parte de um grande pacote de investimentos do Governo do Estado no Litoral. “Tem asfalto novo nas cidades, conexões importantes, como a entre Praia de Leste e Matinhos e Garuva e Guaratuba, e a própria ponte”, disse. “Estamos agora antecipando algo que, seguramente, vamos vivenciar na próxima temporada, que é o incremento significativo de veículos. Obviamente, a cidade precisa estar preparada para receber esse fluxo”.
O projeto foi desenvolvido para atender às novas demandas de mobilidade urbana do município, considerando o aumento do tráfego e a necessidade de reorganização do sistema viário. A estruturação do binário permite a distribuição eficiente do fluxo de veículos, reduz os conflitos de trânsito e melhora a segurança viária.
“Se a gente não fizer uma reorganização do trânsito, com o fluxo que vai aumentar muito em função da ponte, a cidade viraria um caos. E nós temos praticamente duas cidades, uma durante o ano e outra na temporada de verão, então sem isso o transtorno seria enorme”, afirmou o prefeito de Guaratuba, Maurício Lense. “É uma obra super importante para a nossa cidade e agora vamos correr atrás para fazer acontecer”.
O binário prevê a reorganização do trânsito na parte urbana da cidade, com uma das faixas atendendo quem vem pela ponte desde Matinhos, ligando até a Avenida Paraná, em direção a Garuva. Quem vem da cidade catarinense, irá atravessar a via para chegar ao acesso à ponte.
Além da ampliação da via, será feita a troca do pavimento atual, a maior parte de bloco sextavado, por pavimento asfáltico (CBUQ). A obra também prevê a implantação de ciclovias e ciclofaixas, calçamento com acessibilidade e acostamento em toda a extensão do binário. Serão feitos, ainda, a adequação geométrica das ruas, implantação de nova sinalização viária, sistema de drenagem para evitar alagamentos e paisagismo ao longo de todo o trecho.
PONTE DE GUARATUBA – Uma das obras mais emblemáticas do Paraná, a Ponte de Guaratuba está na fase final e chegou a 88% de execução em dezembro. O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 400 milhões no projeto, que representa um novo momento para a mobilidade no Litoral paranaense, substituindo o ferry boat para a travessia da Baía de Guaratuba, sistema que já estava há anos defasado.
Em sua reta final, as obras de infraestrutura da Ponte de Guaratuba foram concluídas. Ao todo, o empreendimento exigiu a execução de 64 estacas, distribuídas entre os lados de Guaratuba e Matinhos, além do trecho sobre a baía. Com execução do Consórcio Nova Ponte, a obra é coordenada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
A construção pode ser acompanhada em tempo real através das câmeras de monitoramento no site www.pontedeguaratuba.pr.gov.br.
Acompanharam a apresentação do projeto os deputados estaduais Anibelli Neto, Flávia Francischini, Luiz Claudio Romanelli e Artagão Júnior; e o diretor-presidente da Paraná Projetos, Eduardo Magalhães.
Leia outras matérias do Jornal do Paraná e do parceiro Blog do Tupan
Athletico massacra o Foz, em noite de Chiqueti
Onça parda invade residência em Maringá
Dono de boteco é encontrado morto em cima do balcão
Filho tenta matar o pai com uma enxada
Receitas saudáveis: frigideira de feijão-branco
Óbitos em Curitiba de três de fevereiro de 2026
Conselho de Ética vai voltar analisar cassação de Renato Freitas
Horóscopo de quatro de fevereiro de 2026
Guto Silva e Deltan Dallagnol preparam dobradinha para 2026
Caneladas do período pré-eleitoral começa antes do carnaval
Ricardo Gomyde ganha a queda de braço pelo comando do DC
Prefeitura de Curitiba pode encerrar convênio com o CredCesta
Fonte:Paraná Jornal






